Sou médica, empresária e agora estudante de gastronomia. Adoro viajar e experimentar novos sabores. Decidi dividir minhas experiencias - boas e ruins - com todos vocês.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana Mesa São Paulo

Oi Pessoal


acabei de voltar do Mesa ao Vivo - evento que ocorre dentro do Congresso Semana Mesa São Paulo.
Quem não foi perdeu.
Este evento é composto por aulas show, durante três dias, com chefs renomados ensinando um pouco de sua arte para nós, mortais. Nestes três, dias, entre 15h e 22h oito salas apresentavam aulas de culinária, harmonização, degustações de vinhos, e delicias do tipo. A cada aula que assistia cada ouvinte degustava os pratos elaborados, ou vinhos, ou ambos.
Além das aulas, a área comum do congresso contava com vários stands de importadoras e vinícolas, de fábricas artesanais de cervejas, produtos gourmet (queijos, pimentas, palmitos e outros) e outras coisinhas. Tudo ali - para você degustar, conversar e conhecer.


Kit Pimentas


Stand de Vinhos Portugueses


Minha primeira aula foi logo maravilhosa - paleta de cateto ao forno com couscous, pelo Chef Ivo Lopes. Deliciosa...


Peleta de cateto com couccous

Daí, eu parti para o Couscous de Feijões pretos com Camarão - mistura inusitada, mas ficou ótimo, valeu a pena. Esta foi ministrada pelo Chef Danio Braga.


Couscous de feijões pretos com camarão


Danio Braga


Entre uma aula e outra, muitos stands de vinhos para degustação - oportunidade para conhecer rótulos que ainda nem chegaram ao Brasil, para conversar com os representantes (às vezes donos) das vinícolas e saber mais sobre os processos de produção, as características dos vinhos... cada stand era uma aula.


Stands de vinhos

No fim da tarde, outro evento - o Melhor da Cidade. Vários bares de SP apresentando seus tiragostos mais famosos na cozinha do Senac - tudo para degustar, doces e salgados.


Pana Cotta


Brigadeiro de café


Caldinho de feijão com mocotó

Bolinho de feijoada


No outro dia, mais aulas -  comecei pelo Chef Américo dos Santos, portugues, que nos apresentou um Bacalhau confitado com sabores lusitanos, harmonizado com um espumante e um vinho verde. O espumante harmonizou melhor, ao meu ver.


Bacalhau confitado


Americo dos Santos


Outra boa aula foi do Chef Adipe Neto, codorna recheada com frutas secas e cereais ao vinho. Um espetáculo.




Codorna recheada ao molho de vinho


Neste dia, o Melhor da Cidade apresentou as criações dos restaurantes, no mesmo esquema - a cozinha enorme dividida em ilhas, cada restaurante apresentando seus pratos e entradas.


Cozinha do Senac


Pudins




Rosbife com molho


Salada de pepino com iogurte




Ainda deu tempo de mais duas aulas - uma com o jovem Chef Vinicius Rojo, jovem porém competente, que nos apresentou três pratos com aves - salada ceaser com frango e molho de vinho do porto, coxinhas de frango com creme de gorgonzola e cebolas caramelizadas e pirulitos de avestruz.




Vinicius Rojo


E Gnocchetti di Rape Rosse alla crema di parmigiano in cesto croccante, pelo Chef italiano Sergio Carboni (traduzindo - gnochi de batata e beterraba com molho de queijo parmegiano em cestinha crocante de parmesão).


Gnocchetti


Sergio Carboni




Não pude ficar para o último dia, mas o tempo que estive lá deu para ver que vale a pena - vale para estudantes, para pessoas do ramo, mas também para qualquer interessado em culinária, que vai aproveitar e se divertir. E comer e beber muito bem!
Ano que vem tem mais. Não percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário