Gastronomia – a comida lá é barata para nós, o vinho nem se fale. Aproveite para beber vinhos mais caros, que aqui tem preços proibitivos e lá... estão em casa. Vc compra em qualquer supermercado, mas tb tem lojas especializadas em vinho por toda cidade, entre sem medo. Experimente tb frios e embutidos, alem dos queijos argentinos. Se você gosta, tire uma noite para jantar no hotel, compre os frios e vinho e faça um piquenique na cama. Um bom local para comprar é no mercado de San Telmo, lá dentro tem uma barraca que vende queijos e frios ótimos, a Fiambreria San Cayetano (não esqueça o matambre, é de comer de joelhos).
Fora isto, BA tem mais de 3.500 restaurantes, nem dá pra escolher, tem comida do mundo todo, de todo preço e gosto. Quanto a comida típica de lá, não pense que é só carne, isto é apenas o mais conhecido por turistas.
Lá come-se muitos grãos – lentilha, milho, feijão, em cozidos, ou outros pratos. Não deixe de ir a um restaurante de comida regional e prove estas delicias:
- Locro – cozido com milho e carnes
- Carbonada – na mesma linha, mas incrivelmente leva pêssegos no cozido, com as carnes e temperos, e fica excelente!
- Tamales e Humitas – espécies de pamonhas salgadas recheadas, variam os recheios
- Empanadas – pastéis assados recheados com várias coisas
- Lentejas com chorizo - cozidos de lentilha com lingüiça, você acha tb com carneiro ou outras carnes.
E coma carne:
- Ojo de bife – miolo do contra filé
- Bife de chorizo – contra filé
- Vacio – fraldinha
- Tapa de quadril – picanha (não vá de cara nesta, prove o bife de chorizo)
- Parrilada – eles assam na churrasqueira além das carnes que estamos habituados, todo tipo de vísceras – que eles chamam “achuras” (chinchulines = tripas; rinones = rins; ubre = isto mesmo, é peito de vaca; morcillas = lingüiça de sangue, a lingüiça normal chama chorizo; molleja = timo ou moela; e outras coisinhas mais). Seja curioso e experimente – eles não morreram até hoje comendo isto, você pode tentar um dia – a pior hipótese é não gostar, então peça uma porção pequena – se estiver em 2 pessoas peça pra uma só, e peça outra coisa que goste com certeza. Mas te garanto uma coisa – vai se surpreender, se deixar o preconceito de lado, com os sabores das “achuras”.
- Choripan – pão com lingüiça! Vende em qualquer canto.
Restaurantes – fuja dos roteiros turísticos na hora de comer, procure restaurantes cheios de argentinos, e você comerá melhor e mais barato. Andando pelo centro, saia da Calle Florida, entre nas ruazinhas laterais e veja onde os argentinos estão indo comer – entre sem medo. Em qualquer lugar as carnes são excelentes. Varie das papas fritas (batatas fritas) e prove as tortillas (espécie de omelete com batatas, excelentes).
Aires da Patagônia – a gente comeu veado, estava maravilhoso. O garçom avisou que o veado é servido muito mal passado, senão fica duro, e que brasileiros geralmente não pedem (puro preconceito), mas vá com fé – uma das melhores carnes que comemos na vida! O restaurante fica em Puerto Madero.
Sr Telmo – pizzaria, fantásticas as pizzas, almoce lá se for à Feira de San Telmo.
La Querência – comida típica, o locro é ótimo e o lugar barato. Fica na Junín com Juncal, Recoleta.
Museu Del Jamon – caro, mas tem tudo quanto é tipo de
presunto, se você é louco pra comer um Pata Negra, é o local certo.
1810 Cocina Regional - Julian Alvarez 2000 esq. Guatemala - Palermo
Ou R Marcelo T alvear, 868, centro, cardápio jóia, todas as coisas típicas, a carbonada é excelente.
El Mirassol – carnes e parrilas, em Puerto Madero. As carnes são (como sempre) muito boas, mas a tortilla de lá é a melhor que já comemos. Incomparável.
Los Inmortales – A pizzaria mais tradicional de BA, criada em 1951. Sinceramente, a Sr Telmo ainda é melhor. e for, não deixe de pedir a pizza com cebola de verdeo, excelente!
Dirección: Junín 1727 – Recoleta ou Corrientes 1369.
Spirit – Calle Serrano 1550 , serve tábua de frios com ostras, deliciosas, é um bar em Palermo perto da Plazoleta Cortazar
La Baita – restaurante italiano em Palermo, de excelente qualidade e atendimento, pratos diferentes, cozinha bastante inovativa. Na Thames 1603, esquina com Honduras - Ciudad de Buenos AiresTel: 4832-7234
Estilo Criollo - carnes, o ojo de bife e as batatas são excelentes. Honduras 1458, Palermo. El Baqueano - carnes autoctonas, Chile 495 y Bolivar - San Telmo. Abre de 3ª a sábado de 19 as 24h. Só tem um menu degustação (creio que de 9 pratos). Nós fomos e realmente achamos delicioso – a idéia é servir carnes autoctonas mesmo – os pratos eram com jacaré, ema, truta, lhama, javali, lagosta, cordeiro, estas coisas de lá. Acabei de saber que ganharam o premio de melhor restaurante de cozinha Argentina em 2010! Dou razão a quem votou!
Sagardi Euskal Taberna - são dezenas de diferentes tipos de pintxos - um canapé típico do país basco servido sobre uma fatia de pão. Cada pintxo custa 9 pesos (4,70 reais) e você mesmo se serve daqueles que escolher. Os vinhos são servidos em taça ou em garrafas. Humberto Primo, 319-333 San Telmo – dá para comer como aperitivo quando forem a feira de San Telmo – muito gostoso e variado. Este local é filial de uma rede da Espanha, e mantem sua qualidade.
Buller Brewing Company (R.M.Ortiz 1827, Recoleta). O primeiro e único Brew Pub de Buenos Aires, onde é possível provar até sete variedades de cerveja artesanal. Também funciona como restaurante, oferecendo desde tira-gostos e pizzas até fondue de cerveja e frutos do mar. Tem outro endereço na Paraguay 428, Centro.